(Ilustração: Daniel Almeida/SAÚDE é Vital)


Aprender, memorizar e se equilibrar: o que essas habilidades tm em comum? Bem, todas esto relacionadas com o hipocampo, rea do crebro que pode ficar comprometida com o envelhecimento. Mas um estudo do Centro Alemo para Doenas Neurodegenerativas revelou uma prtica especialmente bem-vinda para essa regio: a dana.

Os pesquisadores compararam a atividade com treinos de resistncia e flexibilidade. A perceberam que, principalmente em termos de equilbrio, mexer o corpo ao ritmo da msica mais vantajoso. Isso porque as mudanas de movimento tpicas do bailado aprimoraram essa funo mais do que os exerccios clssicos.

Fora que os mais velhos precisavam se lembrar das coreografias o que, de quebra, favorecia a memria. Danar ainda melhora a autoestima e o estado de esprito, nota Cristiane Peixoto, educadora fsica especializada em envelhecimento da Cia Athletica, em So Paulo.

Dance com segurana



As aulas de dana so timas, mas, como qualquer atividade fsica, demandam cuidados. Voc pode se esforar e ficar cansado, mas no deve sentir dor, enfatiza Cristiane. preciso respeitar os limites do corpo. Sempre!

Mais 5 dicas para preservar o cerbro



1. Fique longe do cigarro

2. No exagere no lcool

3. Inclua azeite, peixe, castanhas e frutas na dieta

4. Invista em atividades culturais clubes de leitura, por exemplo, so uma boa

5. No deixe de socializar. Oua e compartilhe experincias

Fonte: Editora Abril
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