Foto: Alex Silva/A2 Estúdio


Batata-baroa, mandioquinha, cenoura-amarela No importa como voc conhece o alimento que ilustra esta matria, o importante inclu-lo na dieta. Ento j adiantamos que a leitora Cida Silva, que gostaria de saber se ele pode prejudicar o intestino, no tem com o que se preocupar.

Pelo contrrio: trata-se de uma boa escolha para o sistema digestivo por ser fonte de fibras. Ou seja, junto com uma ingesto adequada de lquidos, ela regula o trnsito intestinal.

Isso sem mencionar que um timo reduto de magnsio, clcio e as vitaminas A, C e E, aliados de peso na preveno de diversas doenas.

Sucesso nas academias



Aquele aporte de fibras, associado a um ndice generoso de carboidrato, fez a mandioquinha cair no gosto de muita gente que puxa ferro, acabando com o monoplio da batata-doce. Ambas so recomendadas para o pr-treino porque liberam energia aos poucos no organismo, explica a nutricionista Thamyris Lima, da rede Hortifruti.

J a batata inglesa seria a mais indicada depois da atividade fsica. Isso porque possui menos fibras e, portanto, repe rapidamente os nveis de glicognio, o combustvel que fica armazenado nos msculos e no fgado.

Como preparar a mandioquinha



Ela vai bem cozida no vapor com azeite e tomilho ou alecrim e em forma de pur, sopa ou creme, ensina Jos Barattino, chef executivo do Eataly, shopping gastronmico de So Paulo. Tambm possvel embrulh-la com casca em papel alumnio e lev-la churrasqueira, completa.

Na hora da compra, o ideal escolher as mais amareladas, cuja casca no apresenta depresses ou machucados. Depois, voc deve higieniz-las em gua corrente antes de armazenar na gaveta de vegetais da geladeira, onde a temperatura no to baixa, avisa a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti. Assim, a mandioquinha preservada por um tempo maior at cinco dias.

Fonte: Editora Abril
COMPARTILHE: