O envelhecimento pode causar danos a musculatura, principalmente se o indivduo no cuidar da sade do corpo. Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo em 2014 detectou a Sarcopenia em 16,1% do total de mulheres e 14,4% dos homens, em uma avaliao de mais de mil pessoas acima dos 60 anos.

Os primeiros sinais da Sarcopenia costumam ser notados com o passar dos anos, j que os msculos vo enfraquecendo aos poucos. No entanto, boa parte do problema fica escondido por trs do ganho de peso que muito comum aps os 40 anos e que, na verdade, se trata da troca de msculo por gordura.

Caso no seja contornada, a Sarcopenia pode prejudicar a capacidade de realizar atividades no dia a dia como subir uma escada, sentar, levantar, abaixar, entre outras coisas.

Como frear a Sarcopenia?


O sedentarismo tem um grande peso no enfraquecimento dos msculos, j que a prtica do exerccio fsico estimula a criao e a manuteno de tecidos musculares, ou seja, a atividade fsica um dos fatores que pode diminuir o ritmo do dano causado pela Sarcopenia.

A reduo da fora muscular tambm est diretamente ligada ao hbito alimentar. Alm disso, fumar, ingerir bebida alcolica e no dormir direito tambm influenciam na Sarcopenia.

importante destacar que a prtica de exerccios fsicos e dietas alimentares devem ser aplicadas de acordo com a orientao do profissional da sade responsvel.

Para prevenir ou tratar a Sarcopenia, tem sido utilizado cada vez mais o uso de suplementos, associados ou no com atividade fsica. Compostos de aminocidos essenciais em concentraes ideais, ou ingesto de fontes de protenas ajudam a amenizar os sintomas.
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