A falta de vitaminas ou ferro no corpo podem causar alguns tipos de anemia. O ferro é um mineral vital para quase todos os organismos. A deficiência desse mineral no corpo humano pode ocorrer como resultado de uma ingestão inadequada do nutriente, má absorção, perda crônica ou aumento da demanda pelo organismo.

Caso haja alguma suspeita de um quadro de anemia, são realizados exames clínicos e laboratoriais. Por meio desses exames que se apura a concentração de hemoglobina e a situação das hemácias. Outros testes verificam como andam os compartimentos de ferro no corpo.

As principais fontes de ferro na dieta vêm de alimentos de origem animal. Mas o elemento também é encontrado em vegetais e medicamentos.

Em alguns períodos da vida, há um aumento na necessidade de ferro, como na fase da amamentação, na adolescência, na gravidez, na menstruação, entre outros.

A deficiência de vitamina B12 e ácido fólico


A anemia não está associada somente a falta de ferro no organismo, mas também pode estar relacionada à carência de duas vitaminas: a vitamina B12 e o ácido fólico. A deficiência de tais nutrientes é capaz de acarretar uma síntese inadequada do DNA, prejudicando o processo de multiplicação das células, a divisão celular.

Para prevenir ou tratar a anemia, tem sido utilizado cada vez mais o uso de suplementos. Consulte seu médico!
COMPARTILHE: